Fragmentos biográficos e docs

1966  (10 de Abril) – Publicação da primeira notícia: «Chuva e violentas granizadas assolaram o Porto”, Jornal de Noticias.

 

O Corredor (1966). No texto de abertura deste blogue JVM conta que o seu primeiro livro, O Corredor, saiu de uma tipografia em 1966, tendo capa do escultor José Rodrigues. Tiragem: 500 exemplares. Porém, num repente, logo entendeu que aquele poemário não correspondia ao que então de si exigia e achou por bem destruir integralmente aquela tiragem. E foi o que fez. Só dois anos mais tarde faria editar o seu primeiro livro, mas de ficção, reservando-se publicar pela primeira vez versos em livro apenas em 1975! Aqui há uns dois ou três anos encontrou estas seis páginas (17, 19, 20, 21, 22 e 23) de provas de O Corredor entre uma papelada guardada. Por curiosidade, em fac-simile, apresenta-as ao sorriso condescendente dos eventuais leitores dos livros que foi publicando de 1975 até agora.

1968 (17-28 de Fevereiro) – Com os pintores Fernando de Oliveira e Marco, JVM expôs colagens e monotipias no Museu de Ovar.

– (Julho-Setembro) Página de JVM no catálogo da exposição da Quadlog/Arlington Quadro, de poesia concreta inglesa e portuguesa – participam, entre outros, EM de Melo e Castro, Ana Hatherly, António Aragão, Henri Chopin, Ken Cox, John Furnival e Edwin Morgan – em Gloucestershire (Inglaterra).

 

1969 (Janeiro) – Mocho não fábula. Colecção Gémeos, 4. Poema ilustrado com linóleo de Marco.

1973 – Vieira da Silva canta “Canção do amor difícil” com texto de JVM.

– No Mundo da Canção, Porto, Ano I, nº 5, JVM entrevista o cantautor Patxi Andion.

– Dirige a Galeria Paisagem, Porto, que inaugura com uma exposição colectiva de aguarelas (António Cruz, António Sampaio, Carlos Carneiro, entre outros).

1975 – (Maio) – É admitido como administrado da Sociedade Portuguesa de Autores na qualidade de autor de textos literários.

1978 – Representação da peça Ai estes malditos domingos!, de Osvaldo Dragún, encenada por João Guedes, tradução de José Viale Moutinho. Companhia Profissional, TEAR, Porto.

1978 – 1979 – Secretário Geral da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

1984 (Novembro) – Estreia na Coop. Árvore a peça Sonho de uma noite de fúria, sobre textos de Francisco Nieva e Alberto Cañas, encenada por Fernanda Lapa, tradução de José Viale Moutinho. Companhia Profissional TEAR, Porto.

1986 (Setembro, 24 – 28), Baiona (Galiza). JVM participa no III Encontro de Escritores Bascos, Cataláns, Galegos, org. Asociación de Escritores en Lingua Galega.

Em finais dos anos 80, foi membro do Conselho Superior da hoje desaparecida Associação dos Jornalistas Portugueses, presidida por Carlos Albino, que pretendia criar a Ordem dos Jornalistas.

1990 – Integra a Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da Morte de Camilo Castelo Branco, presidida por Mário Cláudio.

1991 – Eleito presidente da AJHLP.

– Participante no 56º Congresso Mundial do PEN Internacional. Viena (Áustria).

1993 – Participação na Semana Negra (Encontro Internacional de Escritores Policiais) de Gijón (Astúrias).

– Vice-presidente do Conselho Superior da Associação dos Jornalistas Portugueses, participando no II Encontro Ibero-Americano de Jornalistas da Cultura no México e em Veracruz.

1995 – Participação na exposição Artistas e Escritores com Jorge Sampaio, Espaço Jorge Sampaio, Porto, Novembro de 1995. Campanha para a Presidência da Republica.

– Participação no Encontro Galeuzca (Tema do Exilio), Pazo de Mariñan, A Coruña (Galiza), 1995.

– (Junho) Na Casa de Rosalia de Castro, em Padrón (Galiza), é entregue a JVM o Pedrón de Honra concedido pela Fundación Pedrón de Ouro, de Santiago de Compostela, pela sua defesa da Cultura Galega em Portugal.

1999 – Participação no Congresso Internacional “Literatura Cinema e Outras Artes Homenagem a Hemingway e a Manuel de Oliveira”, Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Comunicação “Hemingway e a Guerra Civil de Espanha”.

2000 – (13-25 de Novembro) Participa no I Simposio da Lingua, Literatura e Cultura Mirandesas, em Vila Real, com a comunicação “António Maria Mourinho: uma vida pelo mirandês”.

– Participação na Festa da Alegria (PCP), em Braga, na mesa redonda “Portugal-Galiza: Duas Culturas?”

2001 (Março) – JVM tirou licença de pesca desportiva, que lhe permitia pescar na Região Norte. De facto, pescou alguns dias na Barragem dos Pisões, tendo apanhado o máximo de sete ou oito peixes cuja espécie sempre ignorou.

– Participação no Colóquio Escritores do Rio Atlântico, Funchal.

– (Outubro) – Durante três meses vive em Vila do Conde.

2003 – Destaque do júri Prémio Nacional de Ilustração para O Menino Gordo.

2004 – JVM integra o júri do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes.

2005 – Participa no Simpósio Internacional de Culturas na Raia, em Goián (Galiza) e Vila Nova de Cerveira.

2005 – Conferência “A Guerra Civil de Espanha” no Anfiteatro da Escolas Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria/Departamento de Ciências da Linguagem, 14 de Dezembro de 2005.

2006 (23-25 de Março) – JVM participa no colóquio O Escritor e os Medios de Comunicación, na Fundación Caixa Nova, Vigo. Org. Pen Clube da Galiza.

2007 – Participou no Encontro Comemorativo do 70º Aniversário do Congreso de Escritores celebrado em Valência em 1937 – Congreso Y Libertad. El Compromiso del Escritor. Apresentei a comunicação: “Jaime Cortesão: O lider dos Budas portugueses en el Congreso de Valência”. Ateneo Marítimo, Valência. 2007.

– Integrou a Comissão de Honra de Homenagem a Óscar Lopes nos seus 90 anos.

– Candidato pela CDU-Madeira às Eleições Legislativas Regionais.

– (13 de Maio) Estreia da peça Fulgor e Morte de Joaquin Murieta, de Pablo Neruda. Encenado por Roberto Merino. Tradução de José Viale Moutinho. Companhia Profissional Art’Imagem, Teatro Carlos Alberto, Porto.

– (10 de Julho) Participação na Festa das Letras, Direcção Regional de Qualificação Profissional da Madeira, Funchal.

– JVM é o mandatário da lista da CDU-Madeira nas Eleições para a Assembleia da República.

2008 (3 de Março) – Edição de dois postais com os poemas quando viajo é sempre na ilha, calcorreando e notas crepusculares, design de Roberto Dores, no âmbito da Funchal 500 anos.

– Integrou o júri do Prémio de Poesia Edmundo Bettencourt.

– (4-9 de Agosto) – Com a comunicação “Zonas obscuras (estimulantes) na biografia de Trindade Coelho” , JVM participou no IX Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, na Universidade da Madeira.

– (20 de Dezembro) – JVM eleito Académico de Honra da Real Academia Galega, A Corunha (Galiza).

2009 – Mandatário da lista da CDU-Madeira para a candidatura às Eleições ao Parlamento Europeu.

– Viagem a Córdova e Sevilha.

– (27 de Abril) JVM moderou o colóquio “O padre Teixeira da Fonte contra o Estado Novo” no Salão Nobre do Teatro Baltasar Dias, Funchal.

– (26 de Maio) Palestra de JVM sobre a Guerra Civil de Espanha na Universidade da Madeira

– (27 de Maio) JVM fala sobre os seus livros no Auditório da Feira do Livro do Funchal.

– É publicado um número monográfico Jose Viale Moutinho da revista Solta Palavra, nr. 15, Porto.

2010 – Lançamento do livro Camilo Castelo Branco: memórias fotobiográficas no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide.

– (18 de Abril) – Menção Honrosa do Prémio Grémio Literário atribuído a Camilo Castelo Branco: Memórias Fotobiográficas, de JVM. O prémio foi atribuído ao filme de Manuel Oliveira. Presidente do júri: José Augusto França.

2011 – (20 de Abril – 03 de Maio) – ‘Diário’ de JVM no JL.

Capa do JL

– (5 de Junho) – Nº 2 na lista da CDU nas Eleições para a Assembleia da República, pelo Círculo da Região Autónoma da Madeira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: